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segunda-feira, 4 de junho de 2012

Língua Portuguesa no ENEM


Pessoal, 
seguem as informações do edital do ENEM para  a disciplina de Língua Portuguesa:

Matriz de Referência

EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)
I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das
linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II.  Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do
conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III.  Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar
dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes
formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação
consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para
elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores
humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Competência de área 1 – Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na
escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

H1 – Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de
caracterização dos sistemas de comunicação.
H2 –  Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e
informação para resolver problemas sociais.
H3 –  Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação,
considerando a função social desses sistemas.
H4 – Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos
sistemas de comunicação e informação.

Competência de área 2 – Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como
instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
H6 – Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as
possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.
H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
H8 –  Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da
diversidade cultural e linguística.

Competência de área 3 – Compreender e usar a linguagem corporal como relevante
para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

H9 –  Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de
necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 –  Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das
necessidades cinestésicas.
H11 – Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os
limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

Competência de área 4 – Compreender a arte como saber cultural e estético gerador
de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

H12 – Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus
meios culturais.
H13 – Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas,
padrões de beleza e preconceitos.
H14 – Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se
apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos. 

Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das
linguagens, relacionando textos com seus  contextos, mediante a natureza, função,
organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e
recepção.

H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando
aspectos do contexto histórico, social e político.
H16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção
do texto literário.
H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no
patrimônio literário nacional.

Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes
linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de
significados, expressão, comunicação e informação.

H18 –  Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a
organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de
interlocução.
H20 – Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória
e da identidade nacional.

Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes
linguagens e suas manifestações específicas.

H21 –  Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais
utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 – Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
H24 – Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento
do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Competência de área 8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua
materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da
própria identidade.
H25 – Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam
as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 – Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 – Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações
de comunicação. Competência de área 9 – Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das
tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no
desenvolvimento do conhecimento, associando-os aos conhecimentos científicos, às
linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e
aos problemas que se propõem solucionar.
H28 – Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e
informação.
H29 –  Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e
informação.
H30 – Relacionar as tecnologias da comunicação e informação ao desenvolvimento das
sociedades e ao conhecimento que elas produzem.
Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência 

1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

•  Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de
comunicação e informação – modos de organização da composição textual; atividades de
produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais – públicas e
privadas.

•  Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e
formadora de identidade – performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de
vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e
feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e
cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e
autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte; a dança; as lutas; os jogos; as
brincadeiras.

• Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo
para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania – Artes Visuais: estrutura
morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro:
estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as
fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o
contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o
contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos
estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a
partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e
multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.

•  Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social,
concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos –  produção
literária e processo social; processos de formação literária e de formação nacional;
produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional;
relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional;
elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira;
associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em
seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações entre os
recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao
momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura
do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.

• Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua,
procedimentos de construção e recepção de textos –  organização da macroestrutura
semântica e a articulação entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).

• Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação:
tipo, gêneros e usos em língua portuguesa – formas de apresentação de diferentes pontos
de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos
interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do
gênero, aspectos da dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.

• Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e
variação linguística – uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto
é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau
de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em
processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou a
construção da microestrutura do texto.

•  Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e
função social – o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros
digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos
linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.

COMPETÊNCIAS EXPRESSAS NA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA
REDAÇÃO
Baseada nas cinco competências da Matriz de Referência para Redação, a proposta da
Redação do Enem é elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a partir de
uma situação-problema e de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita sobre
um tema de ordem política, social ou cultural, produzindo um texto de tipo dissertativo argumentativo.

COMPETÊNCIAS
I - Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
II - Compreender a proposta de redação e  aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo. 
III - Selecionar, relacionar, organizar e  interpretar informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de um ponto de vista. 
IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação. 
V - Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores
humanos e considerando a diversidade sociocultural. 

Níveis de conhecimentos associados às Competências Expressas nas Matrizes de
Referência para Redação do Enem
Para cada uma das competências expressas na Matriz de Referência para Redação do
Enem, existem níveis de conhecimento associados a essas competências, conforme
descritos abaixo: 

- Nível 0: Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções
da escrita. Não defende ponto de vista e  apresenta informações, fatos, opiniões e
argumentos incoerentes. Apresenta informações desconexas, que não se configuram
como texto. Não elabora proposta de intervenção. - Nível I:
Demonstra domínio insuficiente da norma  padrão, apresentando graves e frequentes
desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de
maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo argumentativo. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e
argumentos pouco relacionados ao tema. Não articula as partes do texto ou as articula
de forma precária e/ou inadequada. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema
ou a deixa subentendida no texto.

- Nível II: Demonstra domínio mediano da norma  padrão, apresentando muitos desvios
gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de forma
mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores
ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo. Apresenta
informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca
articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes
na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do texto,
porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora proposta
de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a
discussão desenvolvida no texto.

- Nível III: Demonstra domínio adequado da norma  padrão, apresentando alguns desvios
gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir
de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo argumentativo. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao
tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em
defesa de seu ponto de vista. Articula  as partes do texto, porém com algumas
inadequações na utilização dos recursos  coesivos. Elabora proposta de intervenção
relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.

- Nível IV: Demonstra bom domínio da  norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de
convenções da escrita. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e
apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Seleciona, organiza e
relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de
forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista. Articula as
partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos. Elabora
proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida
no texto.

- Nível V: Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando
escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve muito bem o tema
com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo. Seleciona,
organiza e relaciona informações, fatos,  opiniões e argumentos pertinentes ao tema
proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
Elabora proposta de intervenção inovadora  relacionada ao tema e bem articulada à
discussão desenvolvida em seu 

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