Pessoal,
seguem as informações do edital do ENEM para a disciplina de Língua Portuguesa:
Matriz de Referência
EIXOS COGNITIVOS
(comuns a todas as áreas de conhecimento)
I. Dominar linguagens
(DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das
linguagens
matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e
aplicar conceitos das várias áreas do
conhecimento para a
compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da
produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP):
selecionar, organizar, relacionar, interpretar
dados e informações
representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações-problema.
IV. Construir
argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes
formas, e
conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação
consistente.
V. Elaborar propostas
(EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para
elaboração de
propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores
humanos e
considerando a diversidade sociocultural.
Matriz de Referência
de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência de área 1
– Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na
escola, no trabalho e
em outros contextos relevantes para sua vida.
H1 – Identificar as
diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de
caracterização dos
sistemas de comunicação.
H2 – Recorrer aos conhecimentos sobre as
linguagens dos sistemas de comunicação e
informação para
resolver problemas sociais.
H3 – Relacionar informações geradas nos sistemas
de comunicação e informação,
considerando a função
social desses sistemas.
H4 – Reconhecer
posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos
sistemas de
comunicação e informação.
Competência de área 2
– Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como
instrumento de acesso
a informações e a outras culturas e grupos sociais.
H5 – Associar
vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
H6 – Utilizar os
conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as
possibilidades de
acesso a informações, tecnologias e culturas.
H7 – Relacionar um
texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
H8 – Reconhecer a importância da produção cultural
em LEM como representação da
diversidade cultural
e linguística.
Competência de área 3
– Compreender e usar a linguagem corporal como relevante
para a própria vida,
integradora social e formadora da identidade.
H9 – Reconhecer as manifestações corporais de
movimento como originárias de
necessidades
cotidianas de um grupo social.
H10 – Reconhecer a necessidade de transformação de
hábitos corporais em função das
necessidades
cinestésicas.
H11 – Reconhecer a
linguagem corporal como meio de interação social, considerando os
limites de desempenho
e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Competência de área 4
– Compreender a arte como saber cultural e estético gerador
de significação e integrador
da organização do mundo e da própria identidade.
H12 – Reconhecer
diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus
meios culturais.
H13 – Analisar as
diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas,
padrões de beleza e
preconceitos.
H14 – Reconhecer o
valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se
apresentam nas
manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
Competência de área 5 –
Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das
linguagens,
relacionando textos com seus contextos,
mediante a natureza, função,
organização e
estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e
recepção.
H15 – Estabelecer
relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando
aspectos do contexto
histórico, social e político.
H16 – Relacionar
informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção
do texto literário.
H17 – Reconhecer a
presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no
patrimônio literário
nacional.
Competência de área 6
– Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes
linguagens como meios
de organização cognitiva da realidade pela constituição de
significados,
expressão, comunicação e informação.
H18 – Identificar os elementos que concorrem para a
progressão temática e para a
organização e
estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
H19 – Analisar a
função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de
interlocução.
H20 – Reconhecer a
importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória
e da identidade
nacional.
Competência de área 7
– Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes
linguagens e suas
manifestações específicas.
H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros,
recursos verbais e não verbais
utilizados com a
finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H22 – Relacionar, em
diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 – Inferir em um
texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela
análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
H24 – Reconhecer no
texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento
do público, tais como
a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Competência de área 8
– Compreender e usar a língua portuguesa como língua
materna, geradora de
significação e integradora da organização do mundo e da
própria identidade.
H25 – Identificar, em
textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam
as variedades
linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 – Relacionar as
variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 – Reconhecer os
usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações
de comunicação.
Competência de área 9 – Entender os princípios, a natureza, a função e o
impacto das
tecnologias da
comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no
desenvolvimento do
conhecimento, associando-os aos conhecimentos científicos, às
linguagens que lhes
dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e
aos problemas que se
propõem solucionar.
H28 – Reconhecer a
função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e
informação.
H29 – Identificar pela análise de suas linguagens,
as tecnologias da comunicação e
informação.
H30 – Relacionar as
tecnologias da comunicação e informação ao desenvolvimento das
sociedades e ao conhecimento
que elas produzem.
Objetos de
conhecimento associados às Matrizes de Referência
1. Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias
• Estudo do texto: as sequências discursivas e
os gêneros textuais no sistema de
comunicação e
informação – modos de organização da composição textual; atividades de
produção escrita e de
leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais – públicas e
privadas.
• Estudo das práticas corporais: a linguagem
corporal como integradora social e
formadora de
identidade – performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de
vivência crítica e
emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e
feminino na sociedade
atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e
cultural; o corpo no
mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e
autonomia;
condicionamentos e esforços físicos; o esporte; a dança; as lutas; os jogos; as
brincadeiras.
• Produção e recepção
de textos artísticos: interpretação e representação do mundo
para o fortalecimento
dos processos de identidade e cidadania – Artes Visuais: estrutura
morfológica,
sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro:
estrutura
morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade,
as
fontes de criação.
Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o
contexto da
comunidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o
contexto da obra
artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos
estruturantes das
linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a
partir de suas
estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e
multiculturalidade: a
valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das
minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
• Estudo do texto literário: relações entre
produção literária e processo social,
concepções
artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos – produção
literária e processo
social; processos de formação literária e de formação nacional;
produção de textos
literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional;
relações entre a
dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional;
elementos de
continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira;
associações entre
concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em
seus gêneros
(épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas; articulações entre os
recursos expressivos
e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao
momento de sua
produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura
do texto literário;
relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
• Estudo dos aspectos
linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua,
procedimentos de
construção e recepção de textos –
organização da macroestrutura
semântica e a
articulação entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).
• Estudo do texto
argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação:
tipo, gêneros e usos
em língua portuguesa – formas de apresentação de diferentes pontos
de vista; organização
e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos
interlocutores,
relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do
gênero, aspectos da
dimensão espaço-temporal em que se produz o texto.
• Estudo dos aspectos
linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e
variação linguística
– uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto
é constituído:
elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau
de formalidade,
seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em
processo de coesão
textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou a
construção da
microestrutura do texto.
• Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da
comunicação e informação: impacto e
função social – o
texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros
digitais; a
caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos
linguísticos e os
gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.
COMPETÊNCIAS
EXPRESSAS NA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA
REDAÇÃO
Baseada nas cinco
competências da Matriz de Referência para Redação, a proposta da
Redação do Enem é
elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a partir de
uma situação-problema
e de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita sobre
um tema de ordem
política, social ou cultural, produzindo um texto de tipo dissertativo
argumentativo.
COMPETÊNCIAS
I - Demonstrar
domínio da norma padrão da língua escrita.
II - Compreender a
proposta de redação e aplicar conceitos
das várias áreas de
conhecimento para
desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo.
III - Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa
de um ponto de vista.
IV - Demonstrar
conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da
argumentação.
V - Elaborar proposta
de solução para o problema abordado, respeitando os valores
humanos e considerando
a diversidade sociocultural.
Níveis de
conhecimentos associados às Competências Expressas nas Matrizes de
Referência para
Redação do Enem
Para cada uma das
competências expressas na Matriz de Referência para Redação do
Enem, existem níveis
de conhecimento associados a essas competências, conforme
descritos
abaixo:
- Nível 0: Demonstra
desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções
da escrita. Não
defende ponto de vista e apresenta
informações, fatos, opiniões e
argumentos
incoerentes. Apresenta informações desconexas, que não se configuram
como texto. Não
elabora proposta de intervenção. - Nível I:
Demonstra domínio
insuficiente da norma padrão,
apresentando graves e frequentes
desvios gramaticais,
de escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de
maneira tangencial o
tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo argumentativo. Não
defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e
argumentos pouco
relacionados ao tema. Não articula as partes do texto ou as articula
de forma precária
e/ou inadequada. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema
ou a deixa
subentendida no texto.
- Nível II: Demonstra domínio
mediano da norma padrão, apresentando
muitos desvios
gramaticais, de
escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de forma
mediana o tema a
partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores
ou apresenta domínio
precário do tipo textual dissertativo-argumentativo. Apresenta
informações, fatos e
opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca
articulação e/ou com
contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes
na proposta de
redação em defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do texto,
porém com muitas
inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora proposta
de intervenção de
forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a
discussão
desenvolvida no texto.
- Nível III: Demonstra domínio
adequado da norma padrão, apresentando
alguns desvios
gramaticais e de
convenções da escrita. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir
de argumentação
previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo
argumentativo. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes
ao
tema proposto, porém
pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em
defesa de seu ponto
de vista. Articula as partes do texto,
porém com algumas
inadequações na
utilização dos recursos coesivos.
Elabora proposta de intervenção
relacionada ao tema
mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
- Nível IV: Demonstra bom domínio
da norma padrão, com poucos desvios gramaticais
e de
convenções da
escrita. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e
apresenta bom domínio
do tipo textual dissertativo-argumentativo. Seleciona, organiza e
relaciona
informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de
forma consistente,
com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista. Articula as
partes do texto, com
poucas inadequações na utilização de recursos coesivos. Elabora
proposta de
intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida
no texto.
- Nível V: Demonstra
excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando
escassos desvios
gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve muito bem o tema
com argumentação
consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo,
a partir de um repertório sociocultural produtivo. Seleciona,
organiza e relaciona
informações, fatos, opiniões e
argumentos pertinentes ao tema
proposto de forma
consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
Articula as partes do
texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos.
Elabora proposta de
intervenção inovadora relacionada ao
tema e bem articulada à
discussão
desenvolvida em seu
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